segunda-feira, 2 de abril de 2012

Cada um fazendo sua parte, podemos mais...

Num bairro pobre de uma cidade distante, morava uma garotinha muito bonita. Acontece que essa menina freqüentava as aulas da escolinha local num estado lamentável. Suas roupas eram tão velhas que seu professor resolveu dar-lhe um vestido novo. Assim raciocinou o mestre: "É uma pena que uma aluna tão encantadora venha às aulas desarrumada desse jeito. Talvez, com algum sacrifício, eu pudesse comprar para ela um vestido azul".

Quando a garota ganhou a roupa nova, sua mãe não achou razoável que, com aquele traje tão bonito, a filha continuasse a ir ao colégio suja como sempre, e começou a dar-lhe banho todos os dias, antes das aulas. Ao fim de uma semana, disse o pai: "Mulher, você não acha uma vergonha que nossa filha, sendo tão bonita e bem arrumada, more num lugar como este? Que tal você ajeitar a casa, enquanto eu, nas horas vagas, vou dando uma pintura nas paredes, consertando a cerca, plantando um jardim?"

E assim fez o humilde casal. Sua casa ficara mais bonita que todas as outras da rua, e os vizinhos, inspirados naquela casa, se puseram a arrumar as suas próprias moradias. Desse modo, todo o bairro melhorou consideravelmente. Por ali, passava um político que, bem impressionado, disse: "É lamentável que gente tão esforçada não receba nenhuma ajuda do governo". E, dali, saiu para ir falar com o prefeito, que o autorizou a organizar uma comissão para estudar que melhoramentos eram necessários ao bairro. Dessa primeira comissão surgiram muitas e muitas outras e hoje, por todo o país, elas ajudaram os bairros pobres a crescerem e melhorarem.

E pensar que tudo começou com um vestido azul. Não era intenção daquele simples professor concertar toda a rua, o bairro, nem criar um organismo que socorresse os bairros abandonados de todo o país. Mas ele fez o que podia, ele deu a sua parte, ele fez o primeiro movimento do qual se desencadeou toda aquela transformação. (Gardel Costa)

Ao ouvir esta historia, fiquei pensando no poder de um pensamento. Muitas pessoas têm sonhos, que elas mesmas não permitem que sejam realizados. Quantas vezes achamos impossível a transformação de um sistema, de uma realidade, de uma vida? Quantas vezes não nos permitimos sonhar por achar impossível estes sonhos. Os grandes feitos da humanidade partiram também de um pensamento. Todos os grandes ou pequenos movimentos em prol da vida em abundância do mundo partiram de um pensamento aqui e acolá. A frase "sonho que se sonha sozinho é somente um sonho, mas sonho que se sonha junto se torna realidade" reflete isso. Também é isto que Jesus Cristo quer nos dizer em tantas historias que nos contou. Ele não somente sonhou como fez acontecer. Ele disse: "Vocês são o sal da terra e a luz do mundo"...Juntos temperamos e iluminamos melhor.

Cada atitude nossa, mesmo que pareça pequena e que não dê frutos instantâneos, é importante e traz resultados. Existem sonhos iguais espalhados pelo mundo inteiro. Que possamos sonhar na certeza de que este sonho pode se tornar realidade. Esta certeza nós temos no próprio Cristo que tornou o sonho da nossa salvação realidade.

"E difícil reconstruir um bairro, mas é possível dar um vestido azul".

4 comentários:

Marina da Silva disse...

Lílian, é o que mais admiro nesse nosso país: a solidariedade! Sempre nas tragédias ou secas eternas, são sempre pessoas simples com ações simples que mobilizam multidões! Lembra da tragédia na região serrana do RJ em 2010? Pena que nossos políticos que tem tudo para ir além do "vestido azul" preferem deixar crianças, adultos, idosos desamparados. Bj. Vc já tá aqui fazendo uma ação linda contando esta linda lição! Tudibão. Marina

Vera do sullllll disse...

Olá!
Especialmente nesta época da Páscoa que é Ressurreição, coloquemos em prática o AMOR incondicional,o amor fraternal, o amor que constói e que fortalece a pessoa que ama e que respinga na família, nos vizinhos ,na sua rua, comunidade....

Marina disse...

Obrigada por dividir com a gente essa história. Obrigada por sempre me fazer parar e pensar. Obrigada por sempre me fazer refletir. Obrigada por sempre pensar no próximo. Obrigada por sempre poder me ajudar. Obrigada por você estar sempre aí. Te amo! Você sabe que é de verdade!

Elaine disse...

Ouvi falar do seu blog no da Margaret, e claro, vim conhecer, amei, obrigada por dividir essas histórias, amei a da pipoca,Bjos!

Postar um comentário

Obrigada por ler o blog, fico feliz que esteja aqui. Deus nos abençoe!!!!