terça-feira, 5 de abril de 2011

Neutropenia Febril.

Oi meninos e meninas...
O que vocês querem primeiro a boa ou a má noticia?
Vamos a boa, porque aruim, foi ruim quando aconteceu, hoje ela é benção. kkkk
Hoje fui na consulta para fazer a 2ª quimioterapia. O Drº Fernando, examinou a mama afetada , e não conseguiu encontrar os linfonodos axilares que estavam palpáveis e bem criadinho, ele não conseguiu mais senti-los ao tato, o que significa que ou  diminuiu tanto que não dá para sentir ou sumiuuu,UHUHUHUHUHUH. O tumor na mama não diminuiu consideravelmente, mas o seio desinchou e esta bem mais mior de bão. A quimio esta surtindo efeito,e eu pude sentir o amor de Deus por mim. Tenho fé que não vão prolongar as aplicações, e essa “inhaca” vai sumir.

Mas antes disso ( essa é a noticia ruim) meu dr querido e lindo, sempre com aquele sorriso me recebeu, perguntou como me senti , contei dos enjôos, da falta de apetite  (descobri que isso se chama hiporexia), mas quando eu contei da suspeita de dengue, aquele zóio azul ficou doido, queria me bater, não era dengue nada. Eu tive uma tal Neutropenia Febril,  olha que eu leio muito sobre a doença e não conhecia, bom o aviso foi: Lilian você tinha que ter vindo urgente ao médico, você podia ter morrido, eu te pedi se tivesse febre que viesse, tinha que ficar internada, encontrar o foco da infecção, e jamais tomar dipirona ( foi o que fizeram aqui), , caiu meu chão fiquei pasma com o risco que corri, porque eu realmente senti a morte bem perto. Eu tentei argumentar que já havia passado 10 dias da quimio, jamais imaginei ser reação dela ( o taxol não era assim) , mas o médico me alertou que entre o 7º ao 10º dia é justamente quando a imunidade atinge o nível mais baixo, e minha alimentação precária e uma possível infecção que deveria ser investigada ( urinária) pra evitar o óbito. Nunca me senti tão perto dela, embora a tema sempre. Levei bronca do médico, do marido, dos filhos e de “mim própria mesma”, eu juro que vou ficar bem boazinha, palavra de escoteiro. Mas tudo isso me deixou muito, mais muito feliz e animada, porque eu pude sentir também o poder, o toque de Deus em minhas aflições, a certeza que eu vou vencer mais essa...
Como esse blog é pra ajudar, eu imploro, meninas quando tiverem febre, calafrios, pressão baixíssima, vão ao médico, procurem socorro, pois pode ser fatal. Deus foi misericordioso comigo, mas nunca mais vou correr esse risco por vergonha de procurar médico por causa de febre, ou por medo de ter que ficar tomando injeção, internar, antes isso do que sucumbir.
Procurando na net, encontrei sobre o assunto, quem se interessar pode e deve ler, pra ficar bem ciente do risco que corremos.


Neutropenia Febril, 

Um termo técnico que deve ser de conhecimento dos pacientes de câncer é "Neutropenia febril", que significar ter febre enquanto as contagens de neutrófilos estiverem muito baixas. A febre, quase sempre indica a presença de infecção , que, se não tratada imediatamente, pode levar rapidamente ao óbito (morte). Os germes que causam estas infecções quase sempre são bactérias que residem no intestino ou na pele. A Neutropenia febril é uma emergência médica e deve ser tratada imediatamente. Qualquer temperatura maior do que 37,5 ºC deve ser relatada ao médico hematologista ou oncologista sem demora. Horas é até minutos são de importância crítica. 
Tomar remédios contra a febre (antitérmicos) como aspirina (AAS), dipirona (Novalgina) ou acetaminofeno (Tylenol) só vai mascarar o quadro e atrasar o tratamento adequado. Só use remédio para a febre quando prescrito pelo seu médico e após avaliação cuidadosa do quadro. 
Se você tiver febre, calafrios ou se sentir mal durante o tratamento ou de sete a dez dias após o tratamento quimioterápico, comunique com seu médico imediatamente ou interne-se com a guia fornecida por ele, se for esta a orientação dada. Geralmente, os pacientes da hematologia recebem uma guia de internação para ser usada em caso de febre. Uma pequena elevação da temperatura ou a presença de calafrios podem ser os únicos sinais de infecção num paciente com contagens muito baixas de leucócitos ou neutropênico.
Lembre-se: O paciente neutropênico febril é uma emergência médica. Ao menor sinal de febre deve ser internado para se colher as culturas para pesquisar o local da infecção e se iniciar imediatamente antibióticos de largo espectro. Mesmo não havendo febre, a presença de tosse, inchaço dolorimento ou vermelhidão em algum local propenso à infecções, tais como região peri anal ou seios da face ou em volta do cateter, dor de garganta ou ao urinar, ou a presença de diarréia podem ser sinais de infecção. O paciente deve procurar socorro médico imediato como no caso do neutropênico febril.
SE NÃO FOR TRATADA IMEDIATAMENTE, A NEUTROPENIA FEBRIL
PODE LEVAR AO ÓBITO EM POUCAS HORAS.

Quando se recorre a médico não envolvido no tratamento, é fundamental informá-lo do diagnóstico,as condições clínicas e o tratamento em curso. Só assim ele terá condições de tomar uma decisão acertada no seu caso. Lembre-se: mesmo que o hematologista ou oncologista não esteja de plantão no hospital à internação, o médico clínico deve ser capaz de solicitar os exames, colher as culturas e iniciar os antibióticos imediatamente, para evitar a demora do tratamento.

13 comentários:

Ana Camões disse...

Calma Guerreira... o importante é que agora está tudo bem!!! DEUS estava contigo :-)
Beijinhos!!!

francisca disse...

Olá,tudo bem?!
Recebi um selo dos blogs que merecem ser lidos e gostaria de atribuí-lo a vc. Então,por gentileza, passe no meu blog, estampe o selo no seu e siga as instruções da minha postagem.
sempre olho seu blog e adoro ele.
http://faces-de-eva.blogspot.com/

Fran a busca pela evolução disse...

Oi, tenho acompanhado teu blog. Sabe que também tive isso lá no sétimo dia de quimio e a minha onco também puxou a orelha... porque disse que era muito perigoso ao menor sinal de febre. Eu fui no Pronto Socorro e examinada sobre possíveis infecções, mas não sabia de detalhes. Muito bom o artigo. Um beijo

Cristina disse...

Lilian
Quando vc falou que estava com dengue pensei que tivesse feito exame para confirmar. Quando eu tive fiquei muito mal e só foi possível descobrir após uns 8 dias, fiz exame e deu. Olha agora vc vai ficar de olho hein, febre depois de quimio não é brincadeira, é sinal que a imunidade caiu. Que bom que nada mais grave aconteceu. Fica com Deus! Bjsssssss

Marina da Silva disse...

Lilian,
Que bom que foi só um susto! Eu também tive baixa de leucócitos e a febre. Meu marido ligou para o médico e recebemos orientações, não foi preciso internação, só observação.
Sabe o que lhe aconteceu? O que acontece com qq um que recebe um "e´câncer" nas fuças: cegueira, perda da fala e surdez instantânea!kkk
Por isso o acompanhante é fundamental para receber as intruções médicas, guardar dia de exames, consultas, levar os exames para os médicos, etc! O médico lhe avisou sobre a febre só que vc não ouviu ou se ouviu ficou muda e não repassou para ninguém! He, he,he. Fica bem. Deus lhe abençõe. Abç. Marina

Bebel Magalhães disse...

OI TUDO BEM...
Queria pedir que me seguisse também e se gostar me incluir no seu link de favoritos

www.vitrinedacosta.com

bj

Unknown disse...

EEEEHHHHH!!!!! Se cuida amiga, não vacila, estamos aqui de "zóio"em você hem???? Beijos

Unknown disse...

Não sei se vc segue este blog,é de um medico homotologista,vale a pena dar uma olhada, a ultima postagem dele foi sobre esse caso seu.


http://hemo-blog.blogspot.com/2010/04/neutropenia.html

Marina disse...

Ai ai ai...vc teve febre e não falou com seu médico? tsc tsc! Mas graças a Deus deu td certo!!! E só vai continuar dando!!!! :) Tudo de bom, viu??? Mtos e mtos beijos!!!

Lilian disse...

ai meninas, eu sou uma anta mesmo, mas esta tudo bem agora, foi so um belo de um susto. beijos

Vera do sulllllllll disse...

Lilian....Lilian....
Agora é desconfiar de tudo e PROCURAR AJUDA SEMPRE
Bjs

Anônimo disse...

Puxão de orelha dado pelas amigas, agora é minha vez de deixar selinho pra vc no blog, rsrsrsrs...bjoooooooo

Ana disse...

Lilian, Eu tive neutropenia nas minhas 4 últimas quimioterapias. No 1º tratamento, eu tive uma enorme diarreia e ao 3º dia. fui parar ao hospital de dia e, tive a soro, e fiz 3 injeções, durante 3 dias, para a medula fabricar glóbulos brancos.Nos tratamentos seguintes, a seguir à quimio, levava uma injeção para fabricar glóbulos vermelhos e passadas 24 horas, levava outra injeção para fabricar os brancos. Passei a conhecer determinados ossose músculos que até então desconhecia que habitavam em mim. As dores no corpo eram terríveis! Mas, se fizer paracetamol a coisa ameniza um bocadinho.
Força!

Postar um comentário

Obrigada por ler o blog, fico feliz que esteja aqui. Deus nos abençoe!!!!