Ganho de peso na quimioterapia


Drauzio – Você poderia mencionar outro efeito adverso da quimioterapia que não as náuseas e a perda de cabelo?
Auro Del Giglio - Gostaria de chamar atenção para outro efeito adverso da quimioterapia, às vezes mais importante do que a queda de cabelo: o ganho de peso. A propósito, publicamos recentemente um trabalho sobre câncer de mama no São Paulo Medical Journal mostrando que as mulheres ganham um quilo de peso por ciclo de quimioterapia. Isso é muito desagradável, porque o cabelo volta a crescer naturalmente, mas perder peso, às vezes, é difícil.
Na verdade, já conseguimos controlar as náuseas, dispomos de perucas que imitam com perfeição o cabelo natural da mulher, mas ainda temos o problema de ganho de peso pela frente.
Drauzio – Você poderia explicar o que são ciclos de quimioterapia?
Auro Del Giglio - Ciclos são unidades de tratamento quimioterápico administradas periodicamente por tempo determinado. Por exemplo, há drogas que são administradas a cada 28 dias; outras, a cada 21 dias e recentemente apareceram esquemas que exigem aplicações semanais.
Drauzio – O tecido gorduroso produz hormônios. Entre eles o estrógeno, um hormônio que tem ligação com o crescimento de células malignas em mama. O que se pode fazer para que a mulher não engorde?
Auro Del Giglio - Depois desse trabalho que publicamos, fizemos o que muitos médicos também estão fazendo. Instituímos dentro do programa de quimioterapia entrevistas com uma nutricionista e uma personal trainer, com o objetivo de diminuir o ganho de peso por meio de orientação dietética e aumento da atividade física.
Curiosamente, esse trabalho mostrou, ainda, uma tendência que beirou a significância estatística, ou seja, mulheres com câncer de mama que ganharam mais peso tiveram evolução menos favorável da doença. Por isso, estamos tentando atuar de maneira agressiva porque, além do aspecto estético envolvido, o ganho de peso parece estar relacionado com a evolução da doença.
Drauzio – Gostaria que você explicasse por que mulheres fazendo quimioterapia ganham peso, quando o esperado era que emagrecessem por causa desse tratamento potencialmente tóxico.
Auro Del Giglio – Diversos estudos foram feitos para verificar a incidência de alterações no metabolismo dessas pacientes. Mulheres com câncer de mama têm tendência maior ao hipotireoidismo, isto é, a uma diminuição no funcionamento da tireóide, que pode favorecer o ganho de peso. Na nossa casuística, 16% das pacientes apresentavam aumento de TSH no sangue, sinal de que a glândula estava funcionando mais lentamente.
Excluindo esses casos que são facilmente tratados com hormônio, é provável que as mulheres engordem porque aumentam a ingesta e diminuem a atividade física. Duas razões em especial colaboram para que isso aconteça. Primeira: a medicação contra a náusea contém corticóide, substância que estimula o apetite. Segunda: a sensação de fadiga e fraqueza, que pode ocorrer durante o tratamento, colabora para a redução da atividade física.