segunda-feira, 25 de outubro de 2010

NORMAL... NORMAL????

Você esta vivendo sua vidinha normal, de repente se depara com um diagnóstico de câncer.\o)
Calma, antes de entrar em pânico, saiba que não está condenado e esta pode ser, com certeza, uma grande oportunidade de crescimento e aprendizado. Normal pirar, viajar na maionese. Nós já falamos sobre muitas coisas aqui, mas há algumas que nem tio Google sabe, só mesmo quem vivencia a doença e todas as suas “surpresas” . Coisas como os defeitos colaterais, os sentimentos que afloram; as sensações, as dores, dissabores, alegrias, são tantas emoções...
Passado o susto inicial, você se prepara para cumprir os ciclos a que seu médico prescreveu. Procura informações a respeito de seu diagnóstico e tratamento, tu vais as consultas e reclama que sentiu isso ou aquilo e o médico responde:  normal.  É ai que desestruturam todas as suas concepções sobre a normalidade, aliás , esqueça todos os seus conceitos sobre a ela. Tua vida nunca mais será a mesma, (porque se continuar a ser, tem alguma coisa errada)  A mudança acontece um primeiro lugar em você. Ou você acha normal uma mulher andar por aí careca, sem sobrancelhas, cílios, inchada, engordar. Definitivamente entramos na anormalidade, mas tudo dentro da normalidade.
No começo vai ficando cada dia mais aliviada quando descobre que é normal ficar com as unhas roxas e quebradiças, enjoar; pressão subir, pressão baixar, engasgar, sentir falta de ar e cansaço, coceiras. Diarréia? Normal. Ah, mas não se descabele,(mesmo careca) intestino preso também o é. PP (pum preso), gazes, lapsos de memória,insônia, sono, rompantes de escrava Izaura (uma vontade desmedida de limpar, arrumar, varrer), desânimo e depressão? Normal. Tens emagrecido ou engordado? Normal. Cada paciente responde ao tratamento de maneira diferente, o que nos faz lembrar, que o meu normal, pode não ser o seu. Chega uma hora que sinceramente o  normal vai ser tornando algo chato , então já comece a dividi-los em A.C (antes do Ca) e D.C ( depois do Ca). Não tem muita funcionalidade, mas ajuda muito a não pirar
Por exemplo: É sábado à noite, as crianças já foram dormir, e você e seu marido estão sós... Se você pensou em sexo, menina tu tá ótima, ainda ta pensando no A.C. Mas se o seu pensamento for, que bom este silêncio pra descansar em paz. Normal. ( Se seu marido anda irritado mais do que o costume, também)
ü  Você esta há horas procurando seus óculos, sem eles não é ninguém. Refaça seu percurso, procure na geladeira, na máquina de lavar, banheiro ou o mais óbvio em sua cabeça. Não, você não está com um tumor no cérebro, normal ter lapsos de memória sabia?Ria de si mesmo. Se os sintomas persistirem, procure seu médico...
ü  Seu filho ficou doente; seu marido, seu pai, mãe, e você fica puta, normal. Mas alowwww, o mundo não parou porque você teve um problema técnico, isso não é castigo, isso só quer dizer que a vida segue normal.
ü  É a primeira vez em meses que sai, acostumou com o tratamento e já sabe o que pode e não pode fazer, escolhe o melhor lenço, ou vai careca mesmo, disfarça as olheiras e sai feliz. Então chegam e te dizem... Fulano, não esperava te ver aqui, ta certa, tem que sair mesmo, se divertir, mas como você esta bem, bonita, viçosa, nossa, nem parece... (que está com câncer, a pessoa não termina) Traduzindo: Fulano, pra alguém que ta assim e vai morrer, está ótimo, tem mesmo que aproveitar a vida que te resta. Calma, isso também é normal, as pessoas não estão preparadas para dizer a palavra Câncer, quem dirá vê-lo enfrentando-o com bom humor e fé.
Conversamos muito sobre isso, e tem hora que esse normal enche. Dá medo, medo de não saber quando alguma coisa não esteja normal, acharmos que é normal, ou vice versa. Então se ficar “atucanado” corre atrás. O importante é se conhecer e reconhecer os seus normais; redescobrir-se em suas limitações e limites. E a dos outros, porque tem que ter paciência, com o outro, o tratamento, com você.  Relaxe, releve, com câncer ou não, a vida é um constante desafio. Deus está no controle... 

6 comentários:

Cristina disse...

Que texto verdadeiro! Eu estou rindo aqui..rs...To me vendo em tudo isso. Meu Deus quanta coisa não é? E cada fase... Com o tamoxifeno os calores aumentaram, tenho insônia e muitos gases. Mas vamos em frente minhas amigas, dias melhores virão! Um abraço carinhoso para vocês!

Bibi &Lilian disse...

Calorão, cansaço desmedido, insônia, gazes...Advinha amiga? NORMALLLLLLLL
Dias melhores e seja lá que normal for, que sejam normais

Sabrina disse...

Queridas!!!
Me diverti muito com esse texto porque fiquei lembrando de todos esses momentos "anormais dentro da normalidade" ou seriam "normais dentro da anormalidade"???
QUanta coisa a gente já passou, hein?? E quanta ainda a gente vai sentir!!!!
Isso é a VIDA!!! A nossa vida!! A nossa história que vamos desenhando todos os dias!
O melhor é saber que temos consciência para enfrentar os momentos e rir deles!!!
Beijos com amor,
Sa

Eliane Furtado disse...

Caetano Veloso diz " de perto todo mundo é normal."
Adorei texto. Cabelos em pé ksksksksks Outro dia quase que a peruca voou na rua.kskskskksks
Só a gente pra rir de uma loucura desta.
bj

Sabrina disse...

Lindonas... me passem, por e-mail msn ou skype para conversarmos além blog! (safrancio@gmail.com ou sabrinafrancio@hotmail.com)
Beijão

Eliane Furtado disse...

Oi Bibi. Obrigada pelas lindas palavras. Estou com vcs meninas. um beijo

Postar um comentário

Obrigada por ler o blog, fico feliz que esteja aqui. Deus nos abençoe!!!!