segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Minha participação na sessão da Camara Municipal de Guaira

Ponte Airton Senna sobre Rio Pr, Guaíra.
A Câmara Municipal de Guaíra me convidou para dar um depoimento sobre o Câncer de Mama, por estar engajada na Campanha Outubro Rosa, onde a representante da Secretaria da Saúde explanou sobre o Outubro Rosa, e depois a chorona aqui foi relatar, de maneira rápida, a minha experiencia. Você tem noção do que é dizer a minha pessoa linda e maravilhosa, de maneira rápida? Mas, eu falei. Me emocionei e emocionei a todos, e atendendo a pedidos, aqui vai uns pedaços do relato...



Boa noite a todos presentes,
Pra quem não me conhece, meu nome é Lilian. Sou Pedagoga na rede Estadual de Ensino e professora Ed. Infantil, na rede Municipal. Hoje pela manhã fui surpreendida com o convite de estar aqui, pelo Vereador Almir Bueno, confesso que tremi nas bases, falar sobre esta doença sempre me causa constrangimento.

Esta doença, a doença, aquela doença... É assim que muitas pessoas falam ao invés de dizer CÂNCER. Isso porque a tempos atrás, dizer que a professora Lilian estava com câncer, era dizer que daqui uns dias seria o enterro dela.  ( isso não aconteceu)

Não tenho problema em dizer. Luto a dois anos contra um câncer de mama.  Quando descobri os nódulos eles eram pequenos, o “inchaço” no seio, foi diagnosticado  primeiro como leite empedrado, depois mastite, depois  inflamação nas vias mamarias. Até vir a confirmação que seria Carcicoma Ductal Invasor Grau III, com agravante de ser  inflamatório, um tipo raro e agressivo;. O primeiro impacto é mesmo de morte do medo de morrer, A doença não atinge este ou aquele órgão, atinge o psicológico, a cabeça vira uma confusão de pensamentos. O tratamento doloroso, oneroso e desgastante. Mas chega o momento de você decidir entre lutar e se deixar vencer. Como eu tinha 4 filhos, optei por lutar.
Fiz sessões de quimioterapia para diminuir o tumor, e junto com elas, veio o que eu costumo dizer de “defeitos colaterais”. Enjôo, vômitos, diarréia, inchaço demasiado, depressão, os cabelos caem, e em pouco tempo a imagem refletida no espelho, já não é mais a sua.  Alguns amigos sumiram, outros se achegaram mais, outros só conheci através da doença, e isso eu coloco na lista de efeitos colaterais sim, porque abandono fere, indiferença machuca, preconceito destrói. Ficamos extremamente sensíveis, mas eu tinha bonés, lenços lindos, um marido maravilhoso e amigos mentirosos pra me dizerem que eu tava linda.
Fiz mastectomia e esvaziamento axilar, que é a retirada de todo o seio e nossas glândulas de defesa, depois radioterapia.  Em janeiro deste ano, foi confirmado que o câncer já estava na outra mama e em estágio avançado. Tive que refazer o caminho. Nova quimioterapia, mastectomia, radioterapia, fisioterapia. Desta vez o impacto foi ainda maior, cometi um erro grave, desistir, desanimar e quase morri, fui sustentada, pela generosidade de meus amigos que rezavam por mim, quando eu mesma já não conseguia rezar e pela misericórdia de Deus. Estou bem, a dois passos do paraíso, eu diria. Certa da vitória que está por vir.
Essa campanha de conscientização, é mundial e é magnifica.  Quando soube que o Municipio faria parte deste movimento, fiquei extremamente feliz. O maior desejo de quem passa por um câncer, ou qualquer outra doença grave é que ninguém jamais passe por isso. Era uma alegria cada vitrine que eu via enfeitada de rosa, o pessoal da saúde convidando para realizar os exames de prevenção.  Isso pode salvar vidas, uma vida que seja, já terá valido a pena.
Por isso, quero em meu nome e em nome de todos atingidos pela campanha, agradecer a Secretaria de Saúde e suas parceiras, assim como a Câmara Municipal, pelo engajamento nessa campanha tão importante. Previnir é o melhor remédio. 
Aproveito a oportunidade para pedir aos nobres vereadores, que não deixem de contemplar em seus projetos, a saúde e a educação, pastas que acreditam sejam o pilar de uma cidade punjante alvissareira, como a nossa.




Partidos politicos, liguem pra minha secretaria pra agendar sobre eleições.
ps: preciso de secretária...

7 comentários:

chica disse...

Legal ! Ótima tua participação nesse alerta importante!!beijos,tudo de bom,chica

O SOL do amanhã... disse...

Tenho mais uma amiga famosaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa, antes que vc fique metida quero um autografo!!!!!!
Bjos e parabéns!!!

Tânia Regina disse...

muito bom miga!!!

Vera do sullllllll disse...

Olá!
Falou e DISSSSSSE...
Bjs

Anônimo disse...

Olá, Lilian!

Em comum temos o fato de sermos professoras. Tenho a certeza de que com seu depoimento conseguiu tocar o coração de muita gente.

Aqui na torcida por todas nós!

beijos!

Catiaho Reflexod'Alma disse...

Belissimo relato.
Claro, objetivo e exclarecedor.
Gostaria de publica-lo no blog que tenho sobre mulheres,
me cederia?
O endereço é esse e la dou todos os creditos de onde tiro a materia:http://reflexoemcoisasdemulher.blogspot.com/

Lilian disse...

Amiga e companheira de lutas em prol da vida e do nosso município, deixo minhas expressivas e carinhosas palavras de orgulho e afeto a sua pessoa.
Agradeço pela oportunidade da sua amizade e de ter ouvindo seu relato e assim conhecer um pouco mais da sua vida e das necessidades, fazendo com que eu e, os demais vereadores, possamos nos esforçar em ações de trabalho com prioridade a área da saúde, através do seu relato.
Que Deus te abençoe e te mantenha com esta serenidade e carinho por nós.

Recado deixado pelo Vereador e Presidente da Camara Municipal De Guaira Almir Bueno, em meu facebook, porque não conseguiu deixar aqui

Postar um comentário

Obrigada por ler o blog, fico feliz que esteja aqui. Deus nos abençoe!!!!