terça-feira, 13 de novembro de 2012

Um sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só. Mas um sonha que se sonha junto, é uma realidade.”

eu, linda e loira, coff, coff

Muito prazer, meu nome é Lilian e eu tenho câncer de mama.
Como assim? Ter câncer de mama agora é carta de apresentação? É alguma faculdade que se possa ser ostentada? Posta em baixo do nome. Professora Lilian Carla A. Basqueira. Paciente Oncológica.
Não, não é. Mas ele é sem duvida uma oportunidade de aprendizado e tanto. Sinto muita pena, não de meus amigos navegantes desse mar de lágrimas que remam sem parar, mas de quem não aprende, não tira nenhuma lição disso tudo, não se fortalece, se agarra em Deus ou pior transforma-se numa eterna vítima do doença. Ser refém dela, ter que abortar seus planos mais bonitos, deixar de trabalhar, estudar, ter filhos, cuidar dos filhos,é uma coisa, mas viver a mercê disso chega as raias da burrice, eu em, se acha que ta condenado, ai sim que tem que viver e viver e viver...Mas cada um tem uma maneira de enfrentar ou fugir de sua realidade né.
Voltemos à apresentação. Meu nome é Lilian e eu tenho câncer de mama, há dois anos e meio ele invadiu minha vida, levou meus seios, o ovário, pele e não feliz se instalou em meus ossos, e segundo os homens de branco, é incurável. Mas quem manda é Deus, e o impossível e a melhor das especialidades  Dele. Nesse tempo, eu fiquei careca, sofri a mutilação, o abandono dos amigos, o descaso do Sistema, dores físicas e psicológicas. Muita gente me acha exemplo de fé, de guerreira e tudo mais, bem, sinto decepcioná-los. Eu não sou.
Eu choro, eu sinto dor, sinto seu abandono, sinto desesperança, desilusão, questiono a situação, jamais a Deus, eu caio, desisto. Deus meu, quantas vezes desisti e implorei por minha morte, de sorte Ele sabia que meu coração e minha alma quer viver, viver e viver. E me mantém viva. E se mantém é porque realmente tem um propósito pra minha vida. E porque eu tive câncer eu conheci o “vale das sombras da morte” e soube que não estava só nisso, que muitas outras pessoas passam por isso, mas não tem a sorte que tenho.
Dra Mariana Cândido,
a verdadeira linda e loira.
Tenho amigos maravilhosos, daqueles que dizem, qualquer coisa me liga e se eu ligar eles não arrumam desculpas não, num minuto aqui estão;tenho os que não vem também, mas pra esses eu nem ligo né...;tenho amigos virtuais, mais que reais. Tenho quatro filhos que  convivem com a eminente noticia da morte da mãe , mas que estão do meu lado enquanto muitos abandonam seus pais; uma médica que cuida de mim de maneira impecável, uma equipe maravilhosa que sabendo que trata seres humanos já fragilizados pela doença, como seres humanos nos tratam; um marido abençoado, que quando me vê, enxerga ainda a vizinha “gostosa” por quem se apaixonou, seja careca, deformada, gorda ou fora de si entorpecida pelos remédios. Tenho tanto e vejo quantos não tem nada e há é claro, os que pensam que tem tudo, mas deixa uma adversidade abater em sai vida para ver quantos abandonarão o navio. Gente que deixa a vaidade suplantar o valor da vida, de uma vida em que o que vale a pena são as coisas mais simples, como poder comer, pentear cabelos, tirar sobrancelhas, lavar um prato, poder sair de casa, da cama, ir na igreja, rever amigos queridos, aqueles que podemos ficar longe por anos que é como se tudo fosse ontem.
Então eu ousei sonhar, sonhei poder proporcionar a quem não tem, um pouco de acalento e carinho, dar voz , mostrar os seus direitos e oportunidade de que se cumpram; fazer um trabalho de prevenção com as pessoas; mostrar ao mundo que câncer não é sentença de morte. Basta que para isso, que você não o subestime. Sonhei com uma ONG, uma associação, uma fundação, que pudesse dar amparo a pacientes e familiares que se vêem diante do diagnóstico de uma doença tão estigmatizada e não sabem o que fazer, são lançados a própria sorte, sendo erroneamente diagnosticados e tratados.
Então, conversando com uma amiga “adevogada” Dra. Mariana Cândido, uma pessoa muito comprometida com causas sociais, contei-lhe desta aspiração, foi o suficiente para ela abraçar a causa e já começar a arregaçar as mangas para trabalhar. Foi tudo muito rápido e para cada pessoa que falávamos dos anseios da ONG, conseguíamos mais adeptos ao projeto.
A ONG Amigas do Peito Prevenção e Amparo: Foco, Força e Fé; ainda não existe. Mas está prestes a ser uma realidade.
Com a fundação desta ONG,  queremos oportunizar ações que promovam a prevenção ou detectação do Câncer em estágio inicial, sendo assim, mais fácil a cura e quando isto não for possível, amparar familiares e pacientes oncológicos, na forma de atendimento que melhorem a auto-estima e a qualidade de vida destes. Tais ações, serão realizadas na forma de palestras elucidativas, educativas; exames preventivos, mamografias. Atendimento Nutricional, Psicológico, Saúde Bucal, Jurídico, Fisioterapeutico, Terapêutico, banco de perucas e lenços, assim como a promoção de atividades de socialização com os familiares e pacientes oncológicos.
Estamos em fase de implantação, e graças a Deus já firmamos parcerias importantes com a Unipar- Universidade Paranaense, campus de Guaíra, com profissionais como Advogados, Psicólogos, Dentistas, Professores de Educação Física, Artesãs, assim como a adesão de várias pessoas da comunidade que se dispuseram a ser voluntários e nossos colaboradores.
Para que a fundação da ONG seja possível, é preciso que corra os trâmites legais, que encontremos um espaço onde será a sede e local dos atendimentos, além de todo mobiliário e material de expediente necessário. Já recebemos doações importantes, além disso, no dia 01/12/2012, promoveremos o 1º Encontro Rosa – Café Colonial Beneficente. No evento, esperamos arrecadar fundos pra essa implantação e faremos o lançamento oficial da ONG Amigas do Peito Prevenção e Amparo: Foco, Força e Fé.
Quem for ao Encontro Rosa, um encontro só para mulheres, além de saborear as delicias do café colonial, terá direito a exame clinico das mamas, aprender a fazer o auto-exame, maquiagem, massagem, desfiles das lojas parceiras e entretenimento. Além de colaborar com fundação desta  ONG e seus motivos nobres. Prevenir o Câncer de Mama e Amparar quem já está diagnosticado com essa doença que não escolhe raça, credo, idade, gênero e status social.
Quem não é de Guaíra ou não pode/quer ir ao café e está disposto a ajudar, podem fazer suas doações via correios, conta bancária ou dar um grito, que nós no encarregamos de chegar até você. Sua presença e/ou doação é muito importante para nós!

Um sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só. Mas um sonha que se sonha junto, é uma realidade.”  
Sonhe conosco, seja nosso colaborador: 

ONG Amigas do Peito Prevenção e Amparo: Foco, Força e Fé
Endereço para envio de doações: Como ainda não temos endereço e
conta corrente próprios , estamos utilizando estes:
Colégio Estadual Jardim Zeballos  a/c de Lilian Carla A. Basqueira
Avenida Tomaz Luiz Zeballos, 2150
Jardim Zeballos – Guaíra –PR
Cep 85980-000
 Conta Corrente:
Banco Itaú Agencia 3732 CC: 06283-5

16 comentários:

Le disse...

Lilian, que coisa mais linda!
Você é uma guerreira tão tinhosa que tenho absoluta certeza do sucesso da Amigas do Peito!
E vamos seguir juntas nessa nossa luta!
Boa sorte.
Bj

gal moraes disse...

Não tem nada a ser dito, a não ser OBRIGADA! pelo exemplo e PARABÉNS! pela FÉ e FORÇA.

Crys Leite disse...

Me emocionei com suas palavras.

Que Deus te abençõe para que você tenha forças para levar adiante esse belo projeto.

Beijos.

Anônimo disse...

Parabéns, eu li o seu depoimento, muito forte e verdadeiro. Essa Ong será um sucesso, Deus guiará seus passos.Ass:Teleste

cintia disse...

lilian, estou passando por um problema muito triste, doenças da alma, tb não é facil, me emocionei com seu depoimento...parabéns pela iniciativa, como posso ajudar?parabéns e vamos em frente que atrás vem gente...beijos

Anônimo disse...

Minha amiga vc é uma guerreira uma vencedora..... e o que eu tenho pra lhe dizer e uma pequena parte de uma musica ///// pensando bem vai toda a musica

O meu Deus, é o Deus do impossível
Jeová jiré o grande el shadai
Que abriu o mar vermelho
E ao seu povo fez passar
Que da rocha água limpa fez brotar
O meu Deus é o Deus do impossível
Que liberta encarcerados das prisões
Faz da estéril mãe de filhos
Restaura a alma do ferido
E dilata o amor nos corações.
Que dá vista aos cegos
E aos surdos faz ouvir
Faz a tempestade se acalmar
Andou por sobre o mar
E aos mudos fez falar
Paralíticos e coxos fez andar.
O meu Deus é o Deus do impossível
É o mesmo hoje e sempre há de ser
O meu Deus é o Deus do impossível
E fará o impossível pra você,
E fará o impossível por você.


Carloss

Luciane disse...

PARABÉNS PELO BLOG !!
Um desabafo verdadeiro, espontâneo e extremamente forte.
Tenha certeza que sim, muitas pessoas irão participar porque, todos nós temos alguém que amamos que passou ou está passando pelo mesmo problema.
Doar é muito melhor do que receber.

Ana Luiza disse...

Te vi no blog da musa e vim te conhecer, bjs querida...

familiacomarte disse...

Lilian parabéns por sua iniciativa..em breve entro em contato para fazer a minha doação..que Deus te abençoe sempre

Fernanda e Carmen disse...

Lilian vi seu blog meu caso e bem parecido com o seu sinto dores tenho tanto a fazer estou deprimida pois estou na luta desde 2009 mas a sua historia ta me dando força para nau desistir meu nome Carmen 44 anos carmenbogarin@Gmail.com bjus

karen Disley disse...

OI LILIAAN,
VI SEU BLOG LÁ NA MUSA MARGARET, VIM CONHECER VC, SABER MAIS SOBRE ESSA MULHER CORAJOSA,ESSA SEMENTE QUE VC TÁ PLANTANDO PARA AJUDAR MUITAS MULHERES QUE PASSAM OU QUE PODEM PASSAR POR ESSE PROBLEMA.LILIAN DESEJO A VC SAÚDE E SUCESSO NO SEU TRATAMENTO E EM SEUS PROJETOS.
ESTOU FELIZ EM TE CONHECER.
MIL BEIJOS!
KARENDISLEY.BLOGSPOT.COM.BR

Patrícia Gonçalves disse...

Olá Lilian,
Vim pelo blog da Margaret, estou admirada com sua força de lutar e ainda o melhor, pensar no próximo... esta é a máxima do amor verdadeiro.
Te desejo dissernimento e muita sabedoria pelo que está passando, imagino que não é fácil....mas você já é uma guerreira e muito corajosa.
Uma abraço
Paty

Adelaide Araçai disse...

É interessante o quanto pequenas coisas por vezes nos irritam tanto que ao percebermos um obstáculo como a doença... isso nos faz desmoronar ou nos superar...você está mostrando que não veio na vida a passeio, você veio para ficar nas paginas da história de várias pessoas.

Muita Luz e Paz
Abraços

Liliane disse...

Querida...
cheguei até aqui através da Elaine Gaspareto.
Fiquei contente por saber que você sonha, e que acima de tudo faz desta situação uma grande oportunidade de crescimento para si e agora, com a Ong, para muitos.
Estarei divulgando seu sonho no meu blog, tá (no momento é a maneira que encontrei de ajudar você)
Além disso, estarei sempre unida em bons pensamentos e orações.
Grande abraço, querida.

Marcela Penna disse...

Oi Lilian, para mim, que também estou nesse barco-câncer- vc é sim uma guerreira e inspiração. Às vezes, quando estou enfraquecendo, lembro de vc, das coisas que já li aqui em seu blog e vou em frente. Deus é maravilhoso! Ele irá permitir que seu sonho torne-se realidade. Você é maravilhosa! Deus te abençõe e obrigada por mesmo de longe, sem ao menos saber quem sou, me ajudar a enfrentar de cabeça erguida essa doença maldita, que nos transforma tanto e em muitos casos, nos torna seres humanos melhores.
Foco, força e fé!

Rosi Fortaleza disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Postar um comentário

Obrigada por ler o blog, fico feliz que esteja aqui. Deus nos abençoe!!!!