sexta-feira, 21 de setembro de 2012

O Samário-153-EDTMP e seu Uso na Dor Óssea Metástatica:

Encontrei este artigo sobre o remédio que vou tomar hoje. Volto assim que puder. Beijos e boas vibrações pra mim, please!!!



O Samário-153 é um radiofármaco, emissor de radiação beta, e com alto poder de ionização.
Considerado um radiocomposto, o Samário-153-EDTMP é obtido através do acoplamento de Samário-153 ao EDTMP, um sal quelante de cálcio. O EDTMP, ácido etileno-amino-tetrametileno fosfônico, é um composto fosfonado disponível comercialmente, que atua como carreador do isótopo radioativo terapêutico, o Samário-153, e apresenta grande afinidade por metástases ósseas.
A associação Samário-153-EDTMP permite a formação de um complexo estável, com capacidade de emissão de ondas beta de média energia (810 KeV), proporcionando-lhe propriedades terapêuticas, além de capacidade de emissão de ondas gama (103 KeV)(11), permitindo condições ideais para produção de imagens em gama-câmaras comuns, de forma semelhante às imagens obtidas em mapeamento ósseo com Tecnécio-99-MDP.
O Samário-153-EDTMP apresenta-se como uma alternativa atual no combate da dor óssea metastática difusa. Apresentando meia-vida física de 46,3 horas e biológica de 50,6 dias, é infundido "em bolus" via endovenosa, em doses variáveis de 0,5 a 3,0 mCi/Kg peso, e logo após sua administração, aproximadamente 50% da dose empregada fixa-se nos ossos, havendo maior afinidade nas regiões ósseas metastáticas, em proporção de concentração, em relação ao tecido ósseo normal, em média de 4,8:1, com variações de 4:1 a 17:1(6). O restante da dose empregada, quase 50%, apresenta eliminação renal, no período variável de 6 a 8 horas. É interessante ressaltar que a fixação da dose utilizada, em áreas extra-ósseas, não excede 1 a 2% da dose total empregada (3,4). A excreção do Samário-153-EDTMP ocorre preferencialmente por via urinária, e em dose emitida que não ultrapassa os limites de radio-resistência dos rins e bexiga (5).
Os efeitos analgésicos do Samário-153-EDTMP atingem até 60 dias, havendo relatos na literatura mundial de melhora em até 35 semanas, com possibilidade de reutilização, caso necessário.
Em alguns pacientes, observa-se logo nos primeiros dias após a aplicação de Samário-153-EDTMP, o fenômeno de "pain flare", que é a piora intensa, transitória e reversível da dor, e cuja ocorrência parece indicar um melhor prognóstico do paciente ao controle da dor(4).
Um possível efeito colateral deve ser monitorizado, e refere-se a possibilidade de ocorrência de toxicidade medular transitória, acometendo qualquer das três séries sangüíneas (levando a anemia e/ou leucopenia e/ou plaquetopenia) de forma variável, com reversão espontânea em até 8 semanas.
A terapia analgésica com o Samário-153-EDTMP apresenta respostas globais amplas (30 a 90%), variando amplamente em função das séries estudadas, com melhora da dor óssea metastática de forma completa ou muito acentuada, em 1/3 dos casos.
Possíveis reações adversas com o uso de Samário-153-EDTMP incluem toxicidade medular grau 1 ou 2 em 80% a 90% dos pacientes (e grau 3 ou 4 em menos de 10%), sendo normalmente observada uma queda de 40 a 50% em relação aos valores basais de plaquetas e leucócitos (7). Consideram-se contra-indicações de seu uso, a leucopenia menor que 2500/mm3, a plaquetopenia menor que 100.000/mm3, e intervalo menor de um mês de quimioterapia ou de 2 meses de radioterapia extensa, além de insuficiência renal grave (7).
A depressão medular máxima esperada com o uso de Samário-153-EDTMP ocorre entre 2 a 4 semanas, com recuperação em 6 a 8 semanas (7). Os controles após o uso de Samário-153-EDTMP devem incluir cuidados com a urina do primeiro dia após seu uso, além de hemograma quinzenal durante 2 meses (7), objetivando a monitorização da ocorrência de seus possíveis efeitos adversos. Cabe ressaltar que seu uso pode ser repetido tantas vezes quanto se fizer necessário, desde que as condições clínicas e hematológicas do doente assim o permitam, tanto de forma isolada quanto associada a outras terapêuticas antálgicas necessárias a cada situação.
O Samário-153-EDTMP não é indicado para dor por fratura patológica, compressão nervosa ou invasão de partes moles (7).
Esta ampla variedade da resposta analgésica ao Samário, na dor óssea metastática, pode ser cada vez mais atribuída aos aspectos multifatoriais complexos envolvidos nos mecanismos de neuromodulação da dor crônica, e ao seu manejo, associados à realidade de um doente portador de doença crônica evolutiva e dinâmica, que apresenta possibilidades crescentes de desencadeamento ou piora da dor atribuíveis aos mais diversos mecanismos.
O Samário-153-EDTMP apresenta-se atualmente como excelente opção terapêutica no combate da dor óssea metastática difusa (6), permitindo não só a redução do uso de medicações analgésicas convencionais, como os analgésicos opióides e os analgésicos antiinflamatórios hormonais e não-hormonais, mas, acima de tudo, a melhora significativa da dignidade e qualidade de vida desses doentes.

3 comentários:

Anônimo disse...

Querida Lilian...
descobri seu blog esta semana, e sinto que encontrei um tesouro. Obrigada por compartilhar seus momentos, seus sentimentos, suas dores, suas alegrias, sua fé...
Ver vc prosseguir, me faz querer prosseguir tb.
Que Deus te proteja e abençõe muitoo sua família.
Sua xará,
Lili

vera do sulllll disse...

Olá!
Um remédio que vale quanto custa... que tudo o que promete se concretize. Fora dor, fora metástases. Deus te e nos proteja!
Bjs

Marina da Silva disse...

Lílian,
Já deu certo! Na torcida pru remedinho sumir rapidinho com dor e curar vc diveiz! Luz de Cura e bençãos mil do nosso Deus! Bj. Marina

Postar um comentário

Obrigada por ler o blog, fico feliz que esteja aqui. Deus nos abençoe!!!!