segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Outubro Rosa

As mulheres gostam de se cuidar. Essa máxima não fomos nós, nem ninguém que inventou. É um fato que está aí. No aumento de consumo de produtos de beleza. Na procura insana pelas novas cores dos esmaltes e assim por diante. O problema é que, quando se trata de saúde, tudo fica mais delicado. Ela não quer receber o diagnóstico positivo. Ninguém quer. Mas também não se previne. O pedido de exame fica lá no fundo da bolsa. 2 meses. 6 meses. 1200 km depois, já tomou o outro rumo. Andou tanto tempo escondido que ela se esquece de fazer o exame. A grande verdade é que nunca dá tempo de fazer o que a gente não quer fazer. Para a mamografia entrar de vez na rotina preventiva das mulheres, tem que virar prioridade. Não dá para disputar com o projeto que precisa ser entregue o mais rápido possível no trabalho, muito menos com o tempo junto ao marido ou ao filho. Se ela não tiver espaço na agenda, o diagnóstico do câncer de mama continuará sendo tardio. Se existe o dia de ir ao salão de beleza e o dia de sar com as amigas, tem que existir o dia de colocar a prevenção em primeiro plano. O dia em que todas asmulheres com 40 anos ou mais deixam algumas coisas de lado para cuidar da saúde da mama. Com o dia rosa, as mulheres vão dar prioridade ao que hoje tratam como opção.



Os principais monumentos do País estão iluminados pela cor de rosa. Uma forma de alerta do Movimento Outubro Rosa – Mulher Consciente na Luta Contra o Câncer de Mama. Uma campanha mundial, que neste mês intensifica a conscientização das mulheres. Vários pontos turísticos, como o Cristo Redentor no Rio, o Monumento às Bandeiras em São Paulo e também o Jardim Botânico aqui em Curitiba, foram coloridos para lutar contra esse mal que acomete às mulheres. Foram divulgados dados sobre esta doença. Estima-se que no mundo cerca de 1,3 milhão de mulheres por ano detectam câncer de mama, e destas 465 mil acabam falecendo. No País, a doença deve afetar 49 mil mulheres até o final deste ano. Vale lembrar que o auto-exame é uma das grandes armas para detectar no início o câncer e aumentar muito as chances de cura.



5 comentários:

Eliane Furtado disse...

Juntas e unidas em todas as campanhas de prevenção.
Eu adoro cuidar do rosto, do corpo, mas nada mais importante que as idas ao médico. Me salvou.
Boa semana!

Anônimo disse...

.

Dei a ela a minha mão, não,
como parente, como irmão e
calados, corações arfantes,
voávamos em circulo, sem rumo,
em vão.
Por fim soltamos das amarras o
barco e como gaivotas vimos
engoli-lo a onda forte.
Vento frio, vento norte, arrepia
de medo o belo mote ao ver por
terra, mas com vida, a moça de
outra esfera, mais nobre, bonita,
rezando paz numa guerra presumida
onde as armas são preces coloridas
e a vitória é a saúde, é a vida.

palhaço, ainda que poeta




.

Cristina disse...

Meninas

Isso aí, prevenção é tudo. Que esse outubro rosa possa conscentizar as mulheres da importância dos exames para prevenir o ca de mama. Uma boa semana cheia de paz para vocês! Bjsssssss

Espaço Femea disse...

De uma coisa eu sei você é vencedora...Deus está contigo...
Iniciei um trabalho aqui em Brasília com mulheres carentes e mastectomizadas e com as poucas que temos aprendi muito e uma das coisas é a força que carregam dentro de si...e sei que não só você mas elas vão vencer e chegar onde seus corações anceiam.

Anônimo disse...

lindo

Postar um comentário

Obrigada por ler o blog, fico feliz que esteja aqui. Deus nos abençoe!!!!