quarta-feira, 6 de outubro de 2010

TAXOL

Estou prestes a fazer minha ultima quimioterapia. Não fiz os ciclos normais, tipo 4 vermelhas + 4 brancas, a primeira vermelha já me derrubou e agravou uma já existente cardiopatia, então meu médico optou pelo taxol. Foram 4 antes da cirurgia e 2 para depois. Praticamente só fiz taxol, ou Paclitaxel. As reações mudam de pessoa para pessoa, entre eu e Bibi, observamos diferenças gritantes, mas efeitos que não estão no gibi.( Postamos isso depois)
Fiz uma pesquisa e resolvi postar algo sobre esse quimioterápico, que pasmem, pode custar até 7 mil reais.

TAXOL:  TAXOL (Bristol-Myers-Squibb)
SIMILAR: PACLITAX (Eurofarma); PAREXEL (Zodiac); TARVEXOL (Sandoz)

USO INJETÁVEL
Injetável (solução concentrada) 30 mg/5 Ml; 100 mg/16,7 mL e 300 mg/50 mL

O QUE É
O Paclitaxel é um antineoplásico [(extraído de uma árvore: Taxus brevifolia); taxoide]. Taxol é a marca de paclitaxel, uma droga usada para tratar uma variedade de cancros tumoral. Inicialmente, o Taxol foi desenvolvido a partir da casca do teixo do Pacífico. Mais tarde, outros pesquisadores descobriram que ele poderia ser sintetizada..
PARA QUE SERVE: A droga é usada para tratar o pulmão, ovário, mama, cabeça / pescoço, bexiga, próstata e câncer de esôfago, juntamente com Sarcoma de Kaposi.
 
COMO AGE: O Paclitaxel é um agente antimicrotúbulos, interferindo nessas estruturas durante o processo de divisão celular.
COMO SE USA: USO INJETÁVEL :Na sua forma pura, Taxol é um pó branco. A droga é fornecida sob a forma de um líquido que deve ser injetada ou infundida em pacientes. Porque Taxol é um irritante, deve ser injetado com cuidado, como a inflamação em torno do local da injeção podem ocorrer. TEMPO DE INFUSÃO: 3 horas . Muitos pacientes também têm reações alérgicas, por isso é comum de prescrever medicamentos para evitar isso quando Taxol é administrada.
CUIDADOS ESPECIAIS
Risco na Gravidez : Classe D: Há evidências de risco em fetos humanos. Só usar se o benefício potencial justificar o risco potencial, em situações de risco de vida ou em casos de doenças graves para as quais não se possa utilizar drogas mais seguras, ou se estas drogas não forem eficazes
Amamentação:Não se sabe se o Paclitaxel é excretado no leite; pelo risco potencial de efeitos adversos na criança, não amamentar.
Não Usar o Produto:Contagem de neutrófilos inferior a 1.500/mm3; pacientes com HIV que tenham contagem de neutrófilos inferior a 1.000/mm3.
Atenção ao Utilizar Outros Produtos

•      pode ter aumentada suas ações depressoras da medula óssea com: outros depressores da medula óssea.
•      pode aumentar os riscos de reações adversas com: vacinas de vírus vivos.

A quimioterapia, e aqui não falo apenas do taxol, tem como principal objetivo eliminar as células cancerígenas que formam o tumor. Infelizmente, os medicamentos utilizados não são capazes de diferenciar as células malignas das células normais. O resultado disso é o aparecimento dos efeitos colaterais.
A seguir há descritos os efeitos colaterais mais comuns e esperados durante o tratamento quimioterápico.(click para acessar link) É importante salientar que isso não é uma receita de bolo, durante o seu tratamento uma pessoa pode apresentar um ou vários efeitos, assim como também pode apresentar outros efeitos colaterais (não descritos abaixo) ou, até mesmo, nenhum efeito. Nos links você poderá encontrar dicas e orientações para minimizar cada efeito descrito. Confira.
·         Alopecia ou Queda de Cabelo
·         Náuseas e vômitos
·         Dor
·         Anemia
·         Plaquetopenia
·         Infecção
·         Diarréia
·         Constipação
·         Mudanças no Sistema Nervoso
·         Alterações Sexuais

11 comentários:

Cristina disse...

Meninas esse taxol é de lascar..rs... Eu fiz as quimios com Taxotere e ciclosfosfamida, duas bombas necessárias. Faz mais de 2 meses que terminei e ainda tenho algumas sequelas. Quando se fala em quimio, muitas pessoas pensam que é um mesmo remédio para qualquer câncer. Até para um mesmo câncer são variadas as drogas que se utilizam. Muito bom seu post! Valeu! Bjsssssssss

Eliane Furtado disse...

Não sei não, mas tudo é de lascar. Nada é light, nem barato.

silvana silva disse...

Gente faz 5 anos que tive tumor de ovário e foi feito uma pan histerectomia total, depois fiz 6 quimioterapias com taxol e carbo, até hoje sinto dores no corpo e cansaço, já comentei comoutras pessoas que sentem a mesma dor,muito mais nas articulaçoes, sem falar que paguei nove mil e quinhentos reais por sessao.Por favor vcs nao ficaram com dores.....

Anônimo disse...

Isso pode ser ministrado em adesivos ??

Lilian disse...

nao sei se esta lendo anonimo, mas o taxol é injetavel apenas

Unknown disse...

sim

Unknown disse...

Estou fazendo para cancer de ovário. Terei que fazer 12 químios. Ja fiz 6. Graças a Deus nao tive nenhum tipo de reação. So fiquei carequinha rss

Anônimo disse...

Fui diagnosticada com tumor no seio esquerdo na ponta do bico rsrsr medindo 1 cm....o que pegou que os linfonodos me protegeram e deu positivo ! Conclusao: tive qie fazer esvaziamento ,foram retirados 22 linfonodos! Ja fiz a quimio de 4 ciclos da veremelha e dia 11 comeco as 12 sessoes das brancas, depois 25 dias de radioterapia e 1 ano de vacina a cada 21 dias de Herceptin( Diagnostico Her2)

Unknown disse...

Pessoal, minha última químio foi em 25/05 e graças a Deus não tive sintomas. Em compensação agora sinto muitas dores pelo corpo todo. Detalhe.: são dores fortes, ando mancando. . . Vocês tb passaram por isso??

Unknown disse...

Adorei a matéria estou no 2 quimio de taxol e estou sentindo muito cansaço.

Anônimo disse...

É normal o médico começar o tratamento de câncer de mama com metástase óssea com taxol?

Postar um comentário

Obrigada por ler o blog, fico feliz que esteja aqui. Deus nos abençoe!!!!