domingo, 5 de agosto de 2012

Não é porque é meu estado, mas é uma ideia digna de ser copiada por todos os outros estados.


Paraná lança "Agosto Azul" para promover a saúde do homem


No Brasil, a cada cinco mortes de adultos com idade entre 18 e 30 anos, quatro são de homens. A predominância dos homens nessa estatística deve-se a dois fatores principais: violência e pouca atenção à saúde. Para tentar reverter o quadro e alertar a população masculina para a manutenção de hábitos saudáveis, o Governo do Estado instituiu o "Agosto Azul", mês dedicado a fortalecer as ações de prevenção e promoção da Saúde do Homem.
Divulgacao
Alerta para saúde do homem neste mês de agosto
Este será o primeiro ano da mobilização do Agosto Azul, que seguirá os moldes do Outubro Rosa, dedicado a promover mundialmente ações preventivas do câncer de mama. "O objetivo é fomentar uma mudança cultural, fazendo com que o homem tenha menos resistência em procurar um médico e passe a verificar com mais frequência suas condições de saúde", explicou o secretário da Saúde, Michele Caputo Neto.
Exames simples como testes para diabetes, hipertensão, aids e hepatites estão disponíveis na rede pública de saúde e podem identificar doenças ainda em seus estágios primários. "Quando o homem procura um serviço de saúde, muitas vezes é porque a doença já se manifestou de forma severa. A busca pelo médico deve ser anterior a isso e em caráter preventivo", disse o secretário.
Durante o todo o mês, serão promovidas atividades como audiência pública, debates, oficinas, feiras de saúde e atividades culturais de conscientização. "Contamos com o apoio de empresas, escolas, igrejas e órgãos públicos para difundir essa ideia", afirmou o coordenador estadual da Política de Saúde do Homem, Rubens Bendlin.
Cerca de 200 mil materiais educativos foram produzidos e estarão à disposição na próxima semana. Os interessados em apoiar o Agosto Azul podem retirar os cartazes e panfletos em uma das 22 regionais de saúde do todo o Estado.
A Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel) vai divulgar em 4 milhões de contas de luz uma mensagem educativa sobre saúde do homem. A campanha será estendida ainda para cerca de 9 mil funcionários pela intranet.
Na próxima quarta-feira (8), será lançado pelos Correios selo comemorativo do Agosto Azul. O evento marcará o início oficial das atividades e acontecerá na Assembleia Legislativa, às 9 horas. O Agosto Azul foi estabelecido pela Lei 17.099/2012, de 28 de março.
MORTALIDADE – No Paraná, estatísticas mostram que os homens vivem em média seis anos menos que as mulheres (71,6 anos os homens e 77,9 anos as mulheres). Em 2010, as causas externas foram responsáveis por 41% das mortes de homens adultos no Paraná. "Esta faixa etária está mais exposta a acidentes de trânsito e violência interpessoal", explicou Bendlin. Dentre as causas externas também se destacam os acidentes de trabalho. "Profissões da área de construção civil, transportes e segurança são predominantemente masculinas e têm altos índices de periculosidade", diz.
A segunda causa de morte mais frequente está relacionada às doenças cardiovasculares (infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral, hipertensão, diabetes), seguidas das diferentes formas de câncer. "A prevenção de todas essas doenças está ligada a mudanças de hábitos de vida, que é o principal ponto a ser difundido durante o Agosto Azul", destaca Bendlin.

3 comentários:

Vera do sullllll disse...

Olá!
Gostei do que li, resta faze-los ir ao médico, tarefa que não é fácil...
Fazer reeducação alimentar e exercícios, outra tarefa difíl.
Bjs
Saúde para todos nós.

chica disse...

Ótima idéia essa.Gostei!!beijos,linda semana,tudo de bom,chica

NEILSE disse...

Oi amiga.
É uma grande verdade, os homens só vão ao médico quando a coisa já esta adiantada. Campanhas como esta só tem a ajudar.

bjocas

Postar um comentário

Obrigada por ler o blog, fico feliz que esteja aqui. Deus nos abençoe!!!!