quinta-feira, 21 de outubro de 2010

MÉDICOS, PACIENTES, SERES HUMANOS \O-VIDA-O/





20/10/10: Hoje foi um dia cansativo... Pra mim e para Bibi. Foi a penúltima quimio dela, e as coisas não foram as mil maravilhas. AGULHAS... e aquele estress, de acertar veia de primeira, veia fina, veia seca...Mas foi. Menos uma.
Eu terminei as quimios, nem por isso fiquei longe das agulhas , meu filho menor fará cirurgia de adenóide e amígdalas, e precisou fazer exames de sangue, imagine a choradeira,(dos dois).Eu tinha uma bolha embaixo do braço, seroma da cirurgia, retiramos hoje, e que agulha considerável amigas. Eu não contei do seroma* , não imagina como me incomodava, eu mesma estava querendo me esvasiar já, mas o médico dizia que o corpo absorveria, só que esqueceram de avisar meu corpo disso. Foi um alivio, uma sensação de liberdade, uma felicidade, era como se tivessem me devolvendo eu novamente.  E é sobre isso que quero falar.
Quando comecei minha busca por respostas, leite empedrado? Infecção nas vias mamárias? Mastite? Câncer? Fui encaminhada a um médico que gostei assim que conheci, era sincero e objetivo, ele observou a mama e disse: Bem, Lilian, você pode ter tudo isso, mas tenho que te deixar preparada. Você tem um leãozinho ai, (o possível câncer) ele tem juba de leão, focinho de leão, cara de leão,só falta rugir( o resultado da biópsia). Eu já sentia isso, desde sempre, e como boa pedagoga achei a maneira dele me preparar maravilhosa. Meio hiperativo, me atendia, orientava a secretaria, conversava com meu marido e já fazia os prognósticos, mas era sobretudo humano. Ele prescreveu a biópsia por core biopsy* . Sou funcionária do Estado do Paraná,  e como tal podemos usufruir do SAS, um plano de saúde sobre o qual já falei e não quero comentar mais, o tal exame durou 23 dias para ser liberado, faltava agulha a empresa que atende o plano, imagina o meu desespero, recorri a Ouvidoria do Estado, providenciaram. Mas sete dias de espera para o resultado, meu leão ficou quietinho, o exame não foi conclusivo, o médico ficou abismado com a demora e marcou imediatamente uma biópsia aberta. Não voltei mais lá. Sabe aqueles impasses que acontece na vida da gente? Problemas familiares. O plano que não liberava os procedimentos, um possível câncer, fui fazer a biópsia pelo SUS, que por incrível que pareça não tinha burocracia alguma, só que pra isso precisei de mais tempo e o meu leãozinho se criando, no dia 12 de abril, ele rugiu. Era forte e precisava ser combatido, e foi. Esta sendo dia a dia.
Sentia-me culpada de não ter voltado mais ao médico que me atendeu, tive raiva (do plano), tive vergonha ( do médico), mas hoje criei coragem e fui. E foi maravilhoso quebrar essa barreira, primeiro porque eu não estava 100% segura  sobre meu tratamento, um monte de grilos na cabeça, e ele me deixou totalmente a vontade,os grilos eram só grilos e meu leão agora está sem cabeça,  e o melhor, retirou o bendito seroma que me incomodava, eu já contei como fiquei feliz?( já contei isso umas 357 vezes nas últimas horas)Eu to muito feliz. Ah, também me encaminhou para as rádios.Tudo que peço é que terminem até o fim do ano. Bibi ta me esperando.
Falamos sobre o plano, minha volta, política, música. Contei ao doutor sobre nós, guerreiras, blogueiras, da Bibi e do nosso blog; ele quis saber o porquê do nome, Dos Nossos Limões, eu disse o limão é o câncer, o tratamento, a luta, e tem  mulheres que se entregam ao pessimismo e ficam curtindo o azedo do limão, nós não, nós sofremos, sentimos dores, mas fazemos dos nossos limões boas limonadas( em breve caipirinhas) que é muito mais fácil de digerir. Anota ai dizia a secretaria, ele me ouvia, ele me via. Bingo!
Eu era eu novamente. Lilian, não mais uma, um número. Sai da consulta altiva, feliz,( eu já contei como estava feliz?), confiante e agradecida a este profissional que honra a medicina. Na semana que comemoramos o dia do Médico, meu agradecimento ao Dr. Álvaro Silveira de Barros, que atende pelo SAS, mas não é o SAS. Espero sinceramente que ele leia e saiba o quanto fez por mim, e faz por todos seus pacientes.
Por isso amigas, um conselho: Sigam sua intuição, não tenham vergonha (como eu tive) de voltar, de perguntar, de buscar outros caminhos se não estiver satisfeita, mas nada de frescura, como ele disse, ser a primeira a ser atendida? Ter que esperar? Não. É o satisfeita de estar bem, segura, confiante. Não se sinta fútil só porque deseja viver pelos seus sonhos e planos, não para o câncer. Corre atrás do que tu queres. Viva. Vida sempre...E como diz o lindo, (médico da Bibi e meu por tabela) Dr. Rodrigo Cericatto, não podemos nos dizer curadas e que o câncer não vá voltar, mas ele pode voltar quando estivermos com 90 anos, e por isso vamos viver os 50 anos que nos resta paranóicas, com medo? Um dia de cada vez e todos eles na graça de Deus. Ele está no controle, entrega tudo nas mãos dele sempre amigas.
Foi um dia cansativo para nós duas, mas hoje tivemos nossas esperanças renovadas e a certeza que o amor cura. E como a gente se ama não Bi? Amor do tamanho de uma melancia,do tamanho do prédio. Amor de outras vidas.


5 comentários:

Lucia Lombardi disse...

Que lindo...vamos sim, em frente e com esta fé que constroi em nois a esperança.Um beijao para as duas.Lucia

bibiana patricia disse...

Oi a Luciaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!! |Ai amiga que bom te ver aquiiiiiiiiiii!!! Beijos beijos beijos!!!

Lilian disse...

Lucia, tú é a prova viva do amor de Deus por nós. Beijos, é muito bom te ver de volta aqui

Sabrina disse...

Lilian e Bibi!
Vocês são dádiva e a presença de vocês deixa o dia sempre mais colorido!
Beijos com amor,
Sa

Eliane Furtado disse...

Perguntar sempre, vergonha nunca. Cabeça erguida e não permitam que o cansaço da QT esmoreça a força de vcs. Lembrem-se: ele passa. Como tudo. bjjbbj

Postar um comentário

Obrigada por ler o blog, fico feliz que esteja aqui. Deus nos abençoe!!!!