segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Para você que é marido, namorado, companheiro... de uma mulher que está enfrentando um câncer de mama


1- Esteja sempre ao lado DELA!
Este é um momento no qual ela precisará muito de sua ajuda e compreensão. Altos e baixos virão e você deverá auxiliá-la a superar. Dedique-se a cuidar de quem você ama.
2- Defenda sempre o melhor tratamento
O tratamento oncológico pode ser, em muitos casos, extremamente burocrático. A cobertura do convênio ou a busca por hospitais da rede pública de saúde requerem uma “luta diária” e em alguns casos, um pouco de paciência. Desta forma, tente, na medida do possível, se responsabilizar por todos esses tramites. Além disso, procure informar-se sobre os direitos do paciente com câncer. Isso poderá lhe dar uma maior tranqüilidade e segurança. Lembre-se que a informação é uma grande aliada em todos os momentos.
3- Seja organizado
Tente ajudá-la a organizar todos os laudos médicos, receitas de medicamentos, documentos que atestam a doença e todos os procedimentos em uma pasta, tipo fichário. Nem todos os documentos são importantes, mas existem alguns que não podem ser perdidos. Seja o mais organizado possível.
4- Saiba que “Não é com você!”
Caso ela esteja demonstrando muita raiva ou muita frustração, saiba que isso não é com você. Isso é muito comum em algumas fases da doença. Nessa hora, fique por perto, mesmo que seja em silêncio e lhe dê apoio. Dessa forma, você estará permitindo que ela expresse seus sentimentos e reclamações. Com toda certeza, ela vai se sentir melhor. 

Fique de olho aos sinais e sintomas da depressão. Se você acha que ela está depressiva, ajude-a a encontrar um adequado suporte emocional, que pode ser um psiquiatra (caso se trate de uma depressão que precisa ser medicada) ou um psicólogo. Converse com o médico que está acompanhando o caso.
5- Reorganize as tarefas diárias
Durante todo o tratamento, algumas mudanças e adaptações deverão ser feitas por todos os membros da família. Tente, na medida do possível, deixar a rotina diária mais parecida possível com o que era antes do tratamento. Entenda que ela pode precisar de ajuda para fazer algumas coisas que costumava fazer antes. Inclusive, pode ser que você precise assumir algumas de suas responsabilidades.
Para o seu próprio bem-estar, peça ajuda dos outros membros da família ou de amigos. Delegue tarefas e pergunte quem pode fazer o quê. Situações simples como fazer o supermercado ou pagar uma conta no banco podem ajudar muito.
Atenção: você não precisa dar conta de tudo sozinho, peça ajuda..
6 - Seja sempre sincero
Não falte com a verdade dizendo que não há nada com que se preocupar.
7- Mudanças na sexualidade do casal
A sexualidade é um dos pilares para a construção de uma boa qualidade de vida. Durante o tratamento contra o câncer, o paciente vive situações físicas que podem interferir na sua vida sexual. As modificações no corpo (diminuição da libido, secura vaginal e falta de apetite sexual) durante o tratamento e as alterações no humor (depressão, ansiedade, tristeza, etc) do paciente acabam trazendo consequências não apenas para a vida do paciente, mas para a vida do casal. Ela pode sentir-se cansada ou preocupada demais para pensar nesse assunto. Isso é normal e bastante comum entre os pacientes.
Alguns transtornos decorrentes do tratamento são passageiros e outros podem ser diminuídos ou eliminados com apoio médico e psicoterápico, ajudando-o a superar as dificuldades e encontrar novas formas de convivência. Diante dessa situação, é muito importante que vocês conversem sobre isso. Se preferir, procure ajuda de um profissional da área, um psico-oncologista pode ajudar.
8- Saiba pedir ajuda
Ver alguém que você ama doente é muito difícil, são várias as emoções que você pode sentir neste momento e por isso, você também precisa de um espaço para falar sobre os seus sentimentos, preocupações e inseguranças. Muitas vezes, uma boa opção pode ser conversar com um amigo ou com alguém que esteja passando pela mesma situação. Mas, se possível, procure um psicólogo. Não vá esperando respostas e soluções, um dos objetivos do psicólogo é lhe proporcionar um espaço neutro de escuta e acolhimento para os seus sentimentos e angústias.
9- Tire um tempo pra você
Mesmo que seja somente uma horinha, marque um café com um amigo, vá cortar o cabelo, fazer as unhas, uma massagem ou vá ao cinema. Saiba que tirar esse tempo para você é importante, pois lhe dará mais ânimo e capacidade de continuar cuidando da pessoa que você ama.
10- Cuide de sua saúde física e mental
É muito comum os cuidadores descuidarem da sua própria saúde enquanto providenciam o melhor cuidado possível para a pessoa amada. Alguns desses problemas são encontrados freqüentemente entre cuidadores: altos índices de depressão, sintomas de estresse, uso de psicotrópicos e redução no nível de imunidade.
Lembre-se: Não negligencie a sua saúde, isso pode deixá-lo vulnerável ou até mesmo doente.
Agindo preventivamente: Fique atento!
  • Faça 3 refeições balanceadas por dia, no mínimo;
  • Durma de 6 a 8 horas contínuas por noite;
  • Pratique exercícios físicos - pelo menos 3 vezes por semana;
  • Descanse quando for possível;
fonte: site oncoguia.

4 comentários:

chica disse...

Lindos e sábios conselhos e nós temos que fazer o mesmo quando eles precisarem...beijos,chica

O SOL do amanhã... disse...

Muito bem!!!
No começo eu associava a raiva dele achando que era comigo, depois passei a compreender e hoje já nem choro mais qdo tomo uns berros....rsss

Solange disse...

Belo post...todos os homens deveriam lê-lo.
Parabéns.
Beijos da Sol

Tânia Regina disse...

cartilha perfeita!

Postar um comentário

Obrigada por ler o blog, fico feliz que esteja aqui. Deus nos abençoe!!!!