terça-feira, 6 de julho de 2010

O QUE É O CÂNCER DE MAMA

CANCER DE MAMA
O câncer de mama é provavelmente o mais temido pelas mulheres, devido à sua alta freqüência e sobretudo pelos seus efeitos psicológicos, que afetam a percepção da sexualidade e a própria imagem pessoal. Ele é relativamente raro antes dos 35 anos de idade, mas acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente.

O Cancer de Mama é um tumor maligno que se desenvolve nas células do tecido mamário. Um tumor maligno consiste num grupo de células alteradas que pode invadir os tecidos vizinhos e metastizar-se para outros órgãos do corpo.

O cancer de mama é o tipo de cancer mais comum entre as mulheres, e pode atingir também os homens.

O organismo humano é constituído por triliões de células que se reproduzem pelo processo de divisão celular. Em condições normais, este é um processo ordenado e controlado, responsável pela formação, crescimento e regeneração de tecidos saudáveis do corpo.
Algumas vezes, no entanto, as células perdem a capacidade de limitar e comandar o seu próprio crescimento passando, então, a dividir-se e multiplicar-se muito rapidamente e de maneira aleatória.
Como consequência dessa disfunção celular, isto é, desse processo de multiplicação e crescimento desordenado das células, ocorre um desequilíbrio na formação dos tecidos do corpo, no referido local, formando o que se conhece como tumor.

O cancro da mama, muitas vezes, apresenta-se como uma massa dura e irregular que, quando palpada, se diferencia do resto da mama, pela sua consistência.

3 comentários:

Amanda Porto Abranches Almeida disse...

Ótimas informações! Só queria acrescentar um detalhe que tenho reparado depois que passei por isso. O câncer de mama não é mais "relativamente raro" antes dos 35. Desde o meu diagnóstico (eu tinha 29) conheci muuitas mulheres na mesma faixa etária e até mais novas com o mesmo problema. Acho que a mamografia deve ser feita antes, pois, novos casos estão aparecendo cada vez mais. Obrigada!
http://diariocancerdemama.blogspot.com

Bibi &Lilian disse...

Olá Amanda, que felicidade vê-la em nosso blog, eu (Lilian) sou sua seguidora, pois foi o primeiro blog que li, quando soube do meu câncer, diagnosticado tardiamente devido a uma mastite. Sobre seu comentário, está certissima, li muitos casos nas comunidades do orkut de meninas que tiveram seu câncer negligênciado por causa de sua idade. Um alerta a que pode passar por isso, não ignore os seus sinais, foi assim comigo e eu nem sou mais uma jovenzinha. Intuição feminina vale muito eé claro, bons profissionais...

goret disse...

Meu nome e Maria goret Andrade,estou passando por todo o processo de quimio por um cäncer de mama.Fui operada em março para retirada de um quadrante e esvaziamento axilar da mama esquerda estou na 5 quimioterapia,sem cabelos,com muita fe em DEUS.Somos guerreiras e isso nos faz viver.

Postar um comentário

Obrigada por ler o blog, fico feliz que esteja aqui. Deus nos abençoe!!!!